Varizes e Doenças Venosas
As veias são responsáveis por levar o sangue do corpo de volta para o coração, desde a região do tornozelo até a porção intratorácica. Nos membros inferiores as veias possuem válvulas que impedem o refluxo do sangue. A veia safena magna é a maior veia do corpo em comprimento, e responde pela drenagem venosa de 30% do sangue dos membros inferiores. Os demais 70% são drenados pelas veias profundas de membros inferiores.
As Varizes ocorrem quando essas válvulas venosas não trabalham bem, impedindo que o sangue circule como deveria. Como resultado as veias se tornam dilatadas e tortuosas, promovendo dores, inchaço,sensação de peso ao final do dia. Em casos mais avançados pode causar manchas, deformidades, feridas e trombose. Dentre as doenças venosas, também é importante salientar a presença das doenças venosas pélvicas, tais quais as varizes pélvicas e a Síndrome de Cockett / May-Turner, que também podem estar relacionadas a dores pélvicas crônicas, principalmente no período perimenstrual, varizes na região vulvar / inguinal e desconforto no baixo ventre.
Suas causas envolvem ficar muito tempo em pé, ortostase prolongada, trabalhar muito tempo sentado na mesma posição, história familiar, sedentarismo, obesidade, gravidez e alterações hormonais.
O tratamento das varizes pode ser indicado por motivos estéticos e/ou funcionais (sintomas). Hoje existem várias técnicas para o tratamento das varizes, entre elas: tratamento clinico, cirurgia convencional, escleroterapia convencional e com espuma, laser transdérmico e endovenoso , tratamento endovascular por radiofrequência.