Trombose Venosa Profunda
A trombose venosa profunda (TVP) é a doença de alta prevalência causada pela coagulação do sangue no interior das veias – vasos sangüíneos responsáveis pelo retorno venoso. As veias mais comumente acometidas são as dos membros inferiores (cerca de 90% dos casos). Os sintomas mais comuns são o inchaço e a dor. Em casos mais graves, caso não seja adequadamente diagnosticada e tratada pode evoluir para a famigerada Embolia Pulmonar (TEP).
Entre as causas destacam-se o uso de anticoncepcionais ou tratamento hormonal, tabagismo, presença de varizes, pacientes com insuficiência cardíaca, tumores malignos, obesidade , imobilização, trauma , gravidez e pós parto, ou a história prévia de trombose venosa. O exame mais utilizado para o diagnóstico da TVP é o Ultrassom Color Doppler.O tratamento é feito com medicamentos anticoagulantes ou fibrinolíticos.
O diagnóstico precoce é fundamental para evitar complicações imediatas e sequelas para a circulação venosa do paciente. Apesar do tratamento adequado, cerca de 50% dos pacientes podem evoluir para Síndrome Pós-trombótica, um quadro sequelar que gera grandes distúrbios ao paciente, tais quais, edema e dor crônica em membros inferiores, e até mesmo surgimento de úlceras em membros inferiores.